Como ler:

Abertura


Cronologia da Crise:

anterior | próxima

9
22/05/2005

O ministro Márcio Thomaz Bastos anuncia a abertura de inquérito na Polícia Federal para investigar denúncias de corrupção no IRB. Faz parte da estratégia de esvaziar a CPI. O governo quer convencer parlamentares e a opinião pública de que toma as providências necessárias. Não quer uma apuração política em âmbito do Congresso Nacional. Afirma o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP):

– O governo está investigando, orientando e estimulando a investigação pela Polícia Federal, Controladoria-Geral da União etc. Evidente que nessas circunstâncias uma CPI não é necessária. Cabe aos líderes da base continuar a discutir com suas bancadas.

Lula segue em viagem de uma semana para a Coréia do Sul e o Japão. Durante o vôo, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do governo, traduz aos jornalistas que estão a bordo o sentimento do presidente:

– Esta lista de assinaturas da CPI é muito clara. Vai acabar o pão-de-ló e o cafuné para quem quiser jogar contra o governo. Tem de acabar essa conversa de verba, de obra. Essa conversa não vamos mais ter com quem não for do governo, no ônus e no bônus.

anterior | próxima | início