Como ler:

Abertura


Cronologia da Crise:

anterior | próxima

23
5/06/2005

Divulgada pesquisa Datafolha. Levantamento nacional mostra que, num período de um ano, dobrou de 32% para 65% o percentual de brasileiros que acreditam que haja corrupção no governo Lula. E 88% apóiam a criação da CPI dos Correios.

Fontes do Palácio do Planalto assopram informações a jornalistas que fazem a cobertura política de Brasília. Assinalam uma mudança no discurso de Lula. O presidente não vai mais disfarçar um “extremo constrangimento” com as denúncias que envolvem o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). A estratégia é isolar o petebista, contaminado de forma irreversível pela crise. Suposto desabafo de Lula a ministros de seu círculo mais próximo:

– Isso não pega em mim. Quem cometeu irregularidade ou tem culpa no cartório, que pague o preço.

Outra frase atribuída ao presidente:

– Não sou conivente de forma alguma.

Dentro do PTB, clima de tensão. Um dos integrantes da direção do partido, sem se identificar, dá entrevista para relatar o constrangimento de ver o presidente do partido, Roberto Jefferson, no noticiário sobre o escândalo de corrupção. Mas acrescenta: ninguém ousa tomar a iniciativa de afastá-lo. Único a se identificar publicamente, o senador Fernando Bezerra (PTB-RN) escolhe as palavras:

– O caso é grave e, se eu fosse ele, ia querer que tudo fosse apurado.

anterior | próxima | início