Como ler:

Abertura


Cronologia da Crise:

anterior | próxima

123
13/09/2005

O Conselho de Ética da Câmara formaliza pedido de abertura de processo contra o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE). Assinam o documento PSDB, PFL, PV, PDT e PPS. A lista das sete irregularidades cometidas por Severino: assinatura de documento sem validade em benefício do restaurante Fiorella; recebimento de mensalinhos; concussão contra o empresário Sebastião Buani; ameaças de retaliação a parlamentares que defenderam o seu afastamento; defesa de penas brandas para envolvidos no escândalo do mensalão; defesa de financiamento irregular pelo PP; e tentativa de segurar processos de cassação de deputados mensaleiros. O documento afirma:

“O representado, deputado Severino Cavalcanti, vem exercendo o mandato de presidente com nítido grau de parcialidade, o que configura comportamento incompatível com o decoro parlamentar, por abuso de prerrogativas inerentes à sua condição.”

O publicitário Duda Mendonça anuncia o pagamento de R$ 4,3 milhões para regularizar a situação dele junto à Receita Federal. A quantia é o total de tributos sonegados pela Dusseldorf, a empresa offshore aberta por Duda no paraíso fiscal das Bahamas. Com o envio da declaração retificadora do Imposto de Renda, o publicitário pretende impedir uma condenação por crime de sonegação fiscal.

O Jornal Nacional, da TV Globo, leva ao ar denúncia sobre o envolvimento da seguradora Interbrazil com o esquema de caixa 2 do PT. A empresa teria feito contribuições não registradas para a campanha de reeleição de Pedro Wilson (PT-GO) à Prefeitura de Goiânia, em 2004. Entre os clientes da Interbrazil, estatais importantes como a Companhia Energética do Paraná, Companhia Energética de Goiás e as usinas nucleares de Angra 1 e 2. O esquema envolveria o ex-secretário de Finanças da Prefeitura de Goiânia e atual diretor de Engenharia e Planejamento da Eletronorte, Adhemar Palocci. Ele é irmão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci (PT-SP), e teria administrado o caixa 2 do PT em Goiás desde a eleição de 2002.

anterior | próxima | início