Como ler:

Abertura


Cronologia da Crise:

anterior | próxima

154
14/10/2005

Sem mencionar países ou governantes, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, faz pronunciamento na abertura da 15ª Reunião da Cúpula Ibero-Americana, em Salamanca, na Espanha. Deixa constrangido o presidente Lula, presente ao evento. Diz Kofi Annan:

– A erradicação da pobreza requer o combate à corrupção, a promoção da transparência e a boa governança.

Marco Aurélio Garcia, o assessor do presidente que acompanha a sessão, veste a carapuça e desabafa aos jornalistas. Para ele, “o combate à pobreza não está sendo afetado pela corrupção” que, afinal, “é um problema sistêmico”. De certa forma, justifica o “rouba, mas faz”.

Numa última tentativa de barrar o processo de cassação de seus mandatos, cinco deputados do PT entram com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal). Dizem não aceitar um julgamento coletivo, uma violação de garantias constitucionais como o direito de defesa, a presunção de inocência e a individualização da pena. Também alegam que as suas justificativas de defesa não foram levadas em consideração.

Em ação anterior, os petistas já haviam conseguido ampliar o prazo de defesa que precede a abertura dos processos. São os seguintes os deputados autores do recurso ao STF: João Paulo Cunha (PT-SP), Professor Luizinho (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA) e Josias Gomes (PT-BA).

anterior | próxima | início